terça-feira, 24 de novembro de 2009

Aprendizagem significativa

Os últimos 20 anos registraram um avanço importante na compreensão dos mecanismos biológicos da memória,entendida como a aquisição,a conservação e a evocação de informações. A aquisição corresponde ao  que denominamos habitualmente de aprendizado.Para ter algo de que lembrar,é preciso primeiro aprendê-lo.Só nos lembramos daquilo que aprendemos. As informações que se aprendem e não se perdem no processo consolidam-se, formando memórias.
Como aprendemos? Certamente, de diversas maneiras. Os mecanismos através dos quais aprendemos a fugir de uma ameaça e aqueles que utilizamos para aprender a amar, aprender um poema ou um percurso determinado são, sem dúvida, diferentes. No entanto, todos têm em comum o fato de que só se aprende por associação. Isso se discutia anos atrás, porém hoje já nao mais.
O contexto em que ocorre cada aprendizado é de importância crucial.Esse contexto inclui uma grande quantidade de fatores moduladores, que no últimos anos  a pesquisa demonstrou com clareza que influem diretamente sobre aquilo que adquirimos em relação à formação de memórias. Um certo nível de alerta, pode-se dizer até que um certo graude ansiedade, é necessário para aprender, para fazer memórias.
Os professores devem saber criar uma ansiedade benigna, gratificante,por aquilo que querem ensinar.
O mundo está cheio de oportunidades para a produção de memórias, e muitos fatores podem interferir nos  mecanismos da persistência e da evocação. Os professores devem utilizar os novos conhecimentos provenientes da neurociência e da psicologia a fim de melhorarmos o ensino.

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