terça-feira, 24 de novembro de 2009

Como o cérebro funciona para aprender

     Através da História, vários pesquisadores se perguntavam como o homem aprendia e como o cérero funcionava para aprender. Os egípcios guardavam em vasos as víceras e jogavam o cérebro fora, pois não tinha serventia. Os assírios acreditavam que o centro do pensamento estava no fígado. Para Aristóteles, o cérebro só servia para resfriar o sangue e definia o homem como um "animal social".
     Então, Hipócrates surge com a demonstração de que o cérebro se dividia em dois hemisférios e que neles estavam todas as funções biológicas e da mente.Surge a Medicina Moderna. Mais tarde, chegou-se ao Paradigma do Cérebro - estariam dissociados e agora não mais: integram-se dinamicamente, constituindo o sistema funcional do ser Humanos em ação para aprender, interagir e se relacionar com o meio que o cerca.
     A necessidade de conhecimento sobre o sistema nervoso cresceu nas últimas décadas. Esta demanda levou a OMS a eleger os anos 90 como a Década do Cérebro.
      Muitas vezes,comparamos alguns estudantes e nos perguntamos por que uns aprendem e outros têm determinadas dificuldades em compreender a aula. Em algumas situações, discriminamos até mesmo suas inteligências, medindo e mensurando por meio de conceitos e notas, a fim de utilizar-se como medida da aprendizagem no desempenho escolar.
     É importante pensar maneiras de desenvolver inteligências e potencialidades das habilidades múltiplas, por meio do conhecimentode como o cérebro funciona em suas diferentes dimensões biológicas, psicológicas, sociais e ambientais no contexto da aprendizagem. O importante de tudo é que homens e mulheres apendem na complexa e na dinâmica das relações humanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário