domingo, 29 de novembro de 2009

MUDANDO DE ASSUNTO

Iniciei ontem a ministrar o curso de capacitação com  o tema "Violência na Escola", no SindiGoiânia. Como é um assunto extremamente relevante na contemporaneidade, as referências bibliográficas foram abundantes e inúmeros exemplos de violência foram encontrados nos mais diversos meios de comunicação.
É percebido que após a década de 60 a questão dos limites e do papel desempenhado pelas autoridades, quer sejam pais, professores ou qualquer que se coloque neste papel, foi  colocada em xeque.
"É proibido proibir" foi o slogan desse momento. Com toda certeza podemos apontar várias contribuições desse momento histórico-social, porém não devemos e nem podemos fechar os olhos para os efeitos colaterais.
A atual crise de autoridade na família e na escola podem ser consideradas como consequências desse movimento.
A família, núcleo primordial de educação, tem vindo dissimuladamente a delegar esse papel para a escola, dado que é no contexto educativo que as crianças passam a maior parte do dia. Todavia, nenhuma outra instituição poderá jamais substituir as condições educativas da família, nem parece ser razoável que seja unicamente a escola a ensinar valores tão necessários para o normal desenvolvimento da criança tais como: a democracia, as regras para a sã convivência, o respeito pelo outro, a solidariedade, a tolerância, o esforço pessoal.
Nada mais justo do que as instituições promoverem discussões, como neste curso de capacitação, onde os profissionais que atuam em instituições de ensino, assistentes sociais,psicólogos desvelem suas práticas e possam refletir sobre formas de diagnóstico e intervenções efetivas acerca da violência,  pois além de serem profissionais desempenham também o papel de pais. 

Um comentário:

  1. Olá cara colega, vim retribuir a sua visita em meu blog.
    Gostei muito da sua proposta, acredito ser um ótimo caminho para promover mudanças na educação de nossas crianças.
    Um grande abraço

    ResponderExcluir